sábado, outubro 28, 2006

EXPOSIÇÃO DIA 5 DE DEZEMBRO no Cuiabá Lar Shopping

No dia 5 de Dezembro, realiza-se no Cuiabá Lar Shopping, pelas 18 horas, a minha primeira exposição depois de ter sido empossado como Acadêmico Livre - cadeira n° 15 da Academia Brasileira de belas Artes - cerimônia a realizar dia 29 de Novembro no SENAI - Tijuca - no Rio de Janeiro.

ACADEMIA
A cadeira n° 15 tem como patrono Antônio de Souza Vianna, pintor mineiro, e e
ntre outros ocuparam esta cadeira o meu imortal amigo Pedro D'Alcântara que recordo com saudade e que propôs o meu nome para a ABBA.
Posteriormente ocupou esta cadeira, ao registar-se a vacância pelo prematuro falecimento de D'Alcântara, o também meu amigo Celso Barbosa, a quem devo um preito de gratidão pela amizade com que partilhou conceitos da arte que pratica.

Mas não posso deixar de referir a incomparável figura de Iraci Carise, a quem me reservo elogiar em particular para não parecer bajulação. quem a conhece sabe a dificuldade de encontar todos os adjetivos elogiosos que lhe são de direito. Não é pelo fato de ser Presidente da ABBA, fato que só por si seria suficiente, mas pela pessoa que é.
EXPOSIÇÃO
A exposição do Cuiabá Lar Shopping será um divisor de águas na minha carreira. Certamente muitas pessoas ficarão surpreendidas pela virada que vão poder observar no meu trabalho. Porém, chegou a hora de ousar. Não só porque é minha vontade, mas principalmente porque, como Acadêmico, o meu trabalho se torna para muitos um referencial. Dessa forma esta é a hora de me afirmar com uma identidade mais cosmopolita e contemporânea na minha obra.
Dessa forma, iniciei esta série de traba
lhos mantendo a característica hiperrealista da minha obra, associando-a a elementos despojados de qualquer caráter descritivo (arte abstrata).
Em algumas, a emoção, verdadeira fonte de inspiração da arte abstrata, acabou tomando conta da obra de tal forma que me permiti deixá-las no abstrato puro, sem referenciais hiperrealistas.
Aqueles que admiram o meu trabalho hiperrrealista, fiquem tranquilos! - Não os deixarei órfãos. A minha paixão pela realidade não acabou e continuo sentindo o mesmo olhar maravilhado de criança nos detalhes que o Bom Deus produz, seja na Natureza, seja em obras que realiza utilzando as mãos dos homens.
Esse olhar, quero continuar transmitindo em obras mais raras e mais elaboradas, que a "pausa sabática" da Arte Contemporânea saberá fazer aprimorar ainda mais.

arlequim - acrílico s/tela

AGRADECIMENTOS
Para a realização desta exposição quero agradecer,
- primeiro a Deus (e nem preciso justificar porquê depois de tantos dons que me dá).
- Depois à minha esposa Eva e minha família pela paciência de ter a casa entupida de telas, e de me ter de aturar a toda a hora mostrando trabalhos em busca do seu sentido crítico.
- A minha filha Ana Luísa, que de Portugal me tem dado estímulo e força para vencer obstáculos!!!
- À família Gomes, meus cunhados e cunhadas e sobrinhos que me emprestam o seu prestígio pessoal, abrindo portas que de outra forma seria mais difícil.
- Ao Cuiabá Lar Shopping, na pessoa de Euseni Gerônimo, que acolheu pronta e entusiásticamente e a nossa proposta de ali realizar a exposição. A seus colaboradores pela gentileza como têm tratado os assuntos relativos.
- Um agradecimento especial ao meu amigo Delmar - Diretor Presidente Guia Cidade pelo entusiasmo com que recebeu não só a minha nomeação para a ABBA, como no apoio a esta exposição.
- À incansável e sempre entusiasmada Zilda - Diretora de Marketing do Guia Cidade, que acolheu o meu pedido de colaboração desta empresa, em que sou "emocionalmente" um dos funcinários mais antigos (ainda estou à espera do PIN de funcionário da Empresa - viu!!!).
- A João Carlos Vicente Ferreira, Secretário de Estado da Cultura, pelo apoio inestimável que me tem dado, essencialmente como amigo, pois é nessa qualidade que lhe agradeço. Quanto ao homem público, já agradeci a sua dedicação à Arte e Cultura propondo o nome dele para Acadêmico Honoris Causa da Academia Brasileira de Belas Artes, e tenho a honra de que esteja tomando posse junto comigo dia 29 de Novembro. Importante referir que até hoje não recebi, nem requeri, qualquer importância da Secretaria. A nossa amizade e admiração mútua é antiga!
- Depois a minha Marchand d'Art - Maria Eunice Sousa, pelo entusiasmo com que tem pleiteado a resolução das necessidades da exposição. É a estréia dela em exposições!

Antecipadamente peço desculpa àqueles a quem deva mandar o convite, e que por qualquer motivo, mesmo falha nossa, não o venham a receber. Sintam-se convidados a estar presentes na vernissage. Sem vocês a exposição não faz sentido.

Quem tiver muita curiosidade de ver antecipadammente as obras visite-me no meu novo atelier - na minha casa: Rua Oslo 25 - Jardim Tropical - Cuiabá. Vendas - só na exposição!
tel 3634-2108

1 Comments:

At 5:05 PM, Anonymous Anônimo said...

parabens!! pl s trabalhos!!! adorei a s 1ª tela c viola!!!!linda
maria tereza...
www.gigafoto.com.br/wwwmariatereza

 

Postar um comentário

<< Home