quarta-feira, novembro 22, 2006

Comunicado de Imprensa: Francisco Charneca ingressa na Confraria dos Imortais

Quarta-feira, Novembro 22, 2006

Francisco Charneca ingressa na Confraria dos Imortais

Academia Brasileira de Belas Artes


Francisco Charneca ingressa na Confraria dos Imortais


Natural de Évora, Portugal e recentemente agraciado com o título de cidadão mato-grossense, Charneca leva para a Confraria dos Imortais arte que traduz a influência das cidadanias portuguesa e brasileira, a atual representada por Mato Grosso - região central do país, encontro dos biomas Amazônia e Pantanal - onde vive desde 1996.

O artista plástico português Francisco Charneca toma posse no próximo dia 29, no Rio de Janeiro, como membro da Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA). Cidadão mato-grossense, com título conferido recentemente pelo parlamento estadual, ingressa na academia com o Grau de Acadêmico Livre, cadeira número 15, de patrono Antônio de Souza Vianna (pintor).

Charneca é o primeiro artista de Mato Grosso e ainda o primeiro artista plástico de Portugal a assumir o Grau de Acadêmico Livre levando para a Confraria dos Imortais a influência das cidadanias portuguesa e brasileira. A atual é representada pelo Estado de Mato Grosso, onde vive há mais de 10 anos, buscando inspirações na região central do Brasil, centro geodésico da América do Sul e encontro dos biomas Pantanal, Amazônia e Cerrado.

A linguagem adotada pelo artista parte do realismo, passa pelo hiper-realismo e chega ao abstracionismo. Além de esculturas, em suas telas – aquarelas, óleos ou acrílicos -, predominam a multiplicidade e os contrastes de temas universais e regionais que retratam desde a natureza a instantes de comportamentos cotidianos do ser humano.


Contribuição de Mato Grosso


Na mesma solenidade, o Governador de Mato Grosso, Blairo Maggi e o escritor João Carlos Ferreira, atual Secretário de Estado de Cultura, serão nomeados acadêmicos Honoris Causa da ABBA. Blairo Maggi será a primeira personalidade nacional, nos 56 anos instituição, a receber o Grande Colar de Honra da Academia. A homenagem às personalidades mato-grossenses é um reconhecimento à política governamental que promoveu a recuperação de componentes valiosos do patrimônio arquitetônico, histórico e artístico do Estado, além da criação da Literamérica e da Orquestra de Câmara de Mato Grosso, entre outras ações de fomento à cultura.

A homenagem a Blairo Maggi cumpre ainda o papel de registrar na história dos movimentos artísticos e culturais do país a contribuição de Mato Grosso à valorização das artes plásticas. Foi o ilustre mato-grossense nascido em Cuiabá - Presidente Eurico Gaspar Dutra - que sancionou a Lei 1.101, de 12/05/1950, que considera de utilidade pública e órgão consultivo do Governo Federal a Academia Brasileira de Belas Artes.


Francisco Charneca


Francisco Charneca é natural de Portugal. Nasceu em Évora em 11 de setembro de 1959 e imigrou com os pais para Moçambique onde morou até aos 15 anos. Aos dois anos de vida começou a desenhar. Lápis e papel eram seus brinquedos preferidos na infância. Com nove anos realiza sua primeira exposição. Mais tarde, dedica-se ao estudo dos grandes mestres da pintura mundial, em especial aos clássicos Michelângelo, Leonardo da Vinci, Carravagio, Pedro Paulo Rubens, Rembrandt Van Rijn. Entre os contemporâneos a principal influência foi de Salvador Dalí.

Em Moçambique, Charneca estuda no Colégio Marista Pio XII, dirigido e ensinado por professores brasileiros, e conhece a cultura brasileira. Em 1975 regressa a Portugal, e ensaia uma nova expressão da arte: a banda desenhada e a caricatura. Em 1979 ingressa na Universidade de Évora no Curso de Arquitetura Paisagista. Sua primeira exposição individual foi realizada no Museu Nacional de Évora em maio de 1984. Todas as obras foram vendidas no primeiro dia do evento, registrando o início de uma carreira de sucesso.

Em 1996 faz sua primeira exposição em Mato Grosso e fixa raízes no Estado. A inesperada mudança deve-se, em especial, à paixão pela mato-grossense Eva Helena Arruda Gomes. Charneca rende-se aos encantos da bela morena pantaneira, nascida em Várzea Grande, com quem se casa e vive desde 1996. Em seguida, inicia em sua casa uma Escola de Arte onde realiza trabalhos em aquarela, carvão, pastel, óleo e escultura. Em 97 é premiado pela capa da Listel, uma importante publicação anual nacional, de circulação no Estado.

Charneca cria a Escola de Artes Plásticas e promove cursos na capital Cuiabá e em diversos municípios mato-grossenses. O artista foi fundador da F. E. Galeria de Arte onde foram realizadas nove exposições, com mais de seiscentas obras entre pintura, escultura e fotografia. Elias Santos - escultor várzea-grandense, foi lançado pela galeria. Clóvis Irigaray, Victor Hugo, Sati Yamamoto, Pedro D’Alcântara (membro da Academia Brasileira de Belas Artes) destacam-se entre os artistas que participaram das exposições.

Mais informações e fotos do artista e suas obras podem ser obtidas acessando:

www.fcharneca.blogspot.com.


Academia Brasileira de Belas Artes


A Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA) foi fundada em 20 de abril de 1948, em reunião promovida pelo artista e poeta Gal. José Venturelli Sobrinho, com personalidades de grande expressão nas artes brasileiras. Dois anos mais tarde, é reconhecida pela Lei 1.101, de 12 de maio de 1950, sancionada pelo mato-grossense Presidente Eurico Gaspar Dutra, como instituição de utilidade pública e órgão consultivo do Governo Federal.

A criação da ABBA teve como objetivo, mais do que imortalizar nas cadeiras da academia nomes que o tempo não poderia esquecer, incentivar e dar força ao movimento que daria às artes o valor e importância de sua contribuição à cultura.

Entre os membros da Academia, que atravessam os pórticos da imortalidade pelo justo reconhecimento de seus talentos, figuram celebridades como Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Oscar Niemayer, entre outros. A relação completa dos imortais pode ser conferida acessando

www.abbelasartes.blogspot.com.


Serviço:


No Brasil:


Ateliê Escola Francisco Charneca

Rua Oslo, 25, Jardim Tropical, Cuiabá – Mato Grosso, Brasil

Telefones: 55 (65) 3634-2108/1191/Celular 9919-0507

E-mail: franciscocharneca@terra.com.br

Blogg: www.fcharneca.blogspot.com


Em Portugal:


Ana Luísa Charneca – Marchand d´Art de Francisco Charneca

Bairro da Malagueira

Rua Maria Lamas, n. 6

7000-384 Évora – Portugal

Telemóvel: +351 – 964.261.377

E-mail: analuisacharneca@hotmail.com


5 Comments:

At 9:57 AM, Anonymous Carlos Dias said...

Oi seu Xico!
Quem te está escrevendo é o teu ex-colega de Arquitectura Paisagista Carlos Dias, que por acaso numa Pesquisa de paisagismo encalhou em seu blog.
Pelo vistos está tudo a correr bem contigo. Eu acabei o curos e vou exercendo já lá vão 22 anos...
Um grande abraço
Carlos Correia Dias
www.lodo-ap.pt
ccd@lodo-ap.pt
T +351 268 637 510
F +351 268 637 519
M +351 963 020 623

 
At 12:34 PM, Anonymous Edilene de Almeida said...

Ola Francisco ....
estive visitando seu blog...
achei todos muito interessantes.....
tenho q voltar mais vezes.......
ameiiiiiiiiii suas pinturas......
mas naum vou dizer mais nada..... pq sou uma iniciante........
meus parabéns....
Tb visitei seu orkut.... achei interessante sua colocação sobre MT ser "o c do mundo em termos de artes" rssss....
eu sou de MS..... tb é a mesma coisa......

 
At 10:46 PM, Blogger Lucia said...

Estou mais que estonteada, nem consigo sair daqui, amo, amo, amo a sua arte, quanta luz, quanta energia.
é isso que me fascina!!!
Um grande abraco e mais sucesso.

Lúcia Hinz

 
At 11:23 AM, Anonymous Anônimo said...

Olá Francisco, quanto tempo. Sou Luciano seu preimeiro aluno na Galeria de artes FeE, conhecido por ti como "baixinho". Lembra?
Achei por acaso seu blog e estou aqui pra lhe passar meu hotmail, assim podemos manter contato.
( lord_shoyu@msn.com )
Quando puder, me envie algo ok?

Grande abraço

 
At 8:22 PM, Blogger Renata Rocha said...

Estou dirigindo um longa-metragem sobre a vida e a obra de Emanoel Araujo, para seguir é só visitar o blog do filme www.emanoelsemfronteiras.com

 

Postar um comentário

<< Home